Um pulo no passado para o melhor do presente.

20/04/11 - Assessoria de Imprensa PANANTEC ATMI

Era o ano de 1985 trabalhávamos nos projetos da linha PANTEC de máquinas de ensaio,  nessa época ainda na PANAMBRA, principalmente no lançamento da VERSAT 500, quando foi decidida a necessidade de um software nacional para máquinas universais de ensaios e com muito trabalho, erros e acertos em 1987 terminamos um dos primeiros softwares para máquinas universais de ensaios nacional, baseado totalmente na tecnologia da época o BASIC.

Os resultados eram tão sofríveis quanto os primeiros videogames, o sistema rodava em cima do programa MAC OS, com processador 8088 de incrível velocidade de 1 MHz, dois disquete 5 ¼ de 720 kB e impressora lady80.

Mesmo com uma resolução baixíssima e um tempo considerável de processamento que chegava a levar aproximadamente 15 minutos para apresentar os resultados, ele teve uma boa recepção sendo vendido vários modelos.

Os primeiros softwares instalados foram na empresa CONSID CONSTRUÇÔES PRÉ-FABRICADAS e 21º DEPÓSITO DE SUPRIMENTO DO MINISTÉRIO DO EXÉRCITO.

Infelizmente o crescimento rápido do DOS e dos PCs, encurtou a vida dessa plataforma de trabalho, obrigando ao desenvolvimento de novos sistemas, mais complexos e modernos.

 Em 1994 a PANANTEC ATMI começava a ganhar espaço no mercado nacional de máquinas de ensaios e lança o sistema de aquisição de dados o AqD em DOS, trazendo algumas inovações como cálculos sobre o gráfico, escoamento etc. Esse sistema foi destinado principalmente ao retrofit de máquinas que já estavam no mercado e que pela evolução dos sistemas de qualidade estavam se tornando ultrapassadas.

Com esse sistema a PANANTEC ATMI conseguiu modernizar muitos equipamentos e os primeiros clientes a adquirir nosso retrofit foram a EMBRACO S/A, VOITH LTDA, SID MENDES JUNIOR, TUPY S/A e muitas dezenas mais.  

Incrivelmente passado exatamente 17 anos, o primeiro software instalado pela PANANTEC ATMI continua trabalhando e sendo usado pela EMBRACO S/A lado a lado com máquinas novas de última geração, o que muito nos orgulha, pois uma das principais preocupações sempre foi trabalhar com o que existe de melhor e mais confiável no mercado.

Chega 1995 e aparece o Windows 95, mesmo que com muitas críticas e relutância dos programadores que até hoje idolatram o DOS, com muita razão é claro, começamos o desenvolvimento de uma plataforma de objetos e dois anos depois a PANANTEC disponibiliza o AQdxy, que usava plataforma ainda em DOS, mas com todos os recursos oferecidos pelo Windows 95, passando de slots ISA que começavam a desaparecer  usando agora placas PCI.

A versatilidade de aplicação permite uma instalação simples e rápida, com um sistema de calibração linear, com isso o numero de máquinas retrofitadas passa de 100.

 Levou quase 7 anos e em 2001 lançamos um software totalmente em Windows, já com plataforma XP, aparentemente com poucos recursos a mais que seu antecessor, mas internamente mais estável, rápido e seguro. Foi adotado o uso de módulos externos em substituição as placas o que tornou sua instalação simples e rápida.

Alguns recursos foram adicionado ao software, como indicação de velocidade, indicação de Mpa/s, gráfico duplo, indicação da temperatura ambiente, exportação de resultados, calibração universal, indicação em N, Kgf, Lbf, mm , Pol, entre outros.

Esse novo software teve 8 versões, sempre aprimorando seus recursos e cálculos.

     Durante os 10 anos que trabalhamos com eles, mais de 500 máquinas foram retrofitadas, centenas de Wolpert, Emic, Kratos, Instron, Pantec, Amsler, etc.
 

Agora 2011 a PANANTEC ATMI, mais uma vez lança sua nova versão de software para máquinas universais de ensaios agora com saída para controle de movimento.

Além de passar a controlar o movimento da máquina, ele agrega todos os recursos do software anterior e muitos mais, como; banco de dados, exportação para Excel, métodos de testes prontos, indicador de Carga, Deslocamento e Alongamento, análise automática dos gráficos, gráfico de carga/ deslocamento, carga/alongamento, carga/tempo, e outros.

O novo software PANANTEC ATMI permite criar qualquer relatório que desejar, pois exporta diretamente para o Excel.

Com esse novo software acreditamos estarmos disponibilizando o que há de mais moderno no mundo em aquisição de dados e controle para máquina de ensaios e não só vendendo equipamentos novos, mas também possibilitando a nossos clientes modernizar seus equipamentos, por custo/benefício excelente.

 

Caso não deseje receber mais nossos boletins, por favor, retorne esse email para nós


PANANTEC ATMI LTDA - R Apuanã, 31 São Paulo
tel.(5511)2243-6192 / 2243-6194 / fax.(5511) 2243-7730